segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Os enjaulados - Behaviorismo




No mesmo ritmo de filmes sobre escolas, vai esse: ENJAULADOS!

Enjaulados (Detention/Learning curve, 1998 – direção ) trata da história de um professor substituto, que fora designado para dar aula para uma turma que teoricamente não havia conserto. Após tanta humilhação da parte dos alunos para com Walmsley (interpretado por John Davis), o professor decide adotar táticas de contra ataque. Com um plano de seqüestro dos piores alunos, ele arma uma situação em que parecesse com que eles fossem ser premiados, os dopa e aí começa a trama do filme. Usando de psicologia behaviorista e um requinte de crueldade, ele os reeduca de maneira condicionada.

A psicologia behaviorista:

Os primeiros a estudarem o comportamento foram os russos Vladimir Bechterev, estudioso na área de neurologia e psicofisiologia, e Ivan Pavlov, que foi o primeiro a propor a teoria do condicionamento reflexo e estudar suas experiências em cães.
O objetivo do behaviorismo segundo a linha clássica é prever e controlar todo comportamento de qualquer indivíduo. Qualquer mudança observada em um organismo independente do fator deveria ser analisado e estudado.

O comportamento, segundo a teoria do behaviorismo clássico, era modelado pela idéia de Pavlov – estímulo e resposta – denominado condicionamento clássico.
John B. Watson, um dos principais psicólogos envolvidos no desenvolvimento da teoria behaviorista, afirmava que o meio interfere significativamente no comportamento e atitudes do indivíduo.

Um dos experimentos conduzidos por Watson foi com o Pequeno Albert, em 1920, na para demonstrar funcionamento do condicionamento clássico em seres humanos. Já havia sido estudado em animais, por Pavlov com cachorros, mas não em humanos. No experimento - que foi inclusive filmado - ele implanta uma fobia em um bebê, associando um estímulo inicialmente neutro com animais peludos a um estímulo aversivo, no caso som alto. As junções dos dois estímulos, por varias vezes, fizeram com que o bebê desenvolvesse o medo de animais peludos.

Segue um vídeo bem explicativo sobre e com a experiência com o bebê Albert.
http://www.youtube.com/watch?v=vMVaxktVJz4

5 comentários:

  1. o único lugar em que tenho certeza que tem esse filme é na vídeo 1...
    http://www.cinevideo1.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa guria...adoreiiii seu blog...queria eu chegar a teus pés

    http://www.cinevideo1.com.br/ é o melhor ^^

    Bjos guria

    ResponderExcluir
  3. Diiisculpa aii pelo blog nee!! hehe xoow xooow!! ^^

    Booooa sooortii poor aii mulher!! : ]

    bejauum Ruubi

    ResponderExcluir
  4. Pensei ver mais um filme como os antigos sobre ensino, cada um interessante à sua maneira, porém o que me desesperava é que em Enjaulados os alunos tidos como problemáticos nem eram tão especificamente difíceis, os professores amarrados às leis caíam em embustes muito simplórios - assédio, palavrões, humilhação, etc.. - e diversas outras situações eram muito superficiais - relações entre alunos, entre estes e o professor e entre direção e professores.
    Momentaneamente ocorreu algo um tanto Trash, a meu ver: tais alunos foram conduzidos pelo protagonista principal até um local ermo em que acordam nus dentro de jaulas elétricas! Algo que todo professor ou orientador até pensaria em fazer, mas realizar nunca! E dá-lhe Pavlov e estes alunos, após muitos dias de choques, humilhações e privações diversas, começam a mudar totalmente, desde o modo de pensamento até às ações propriamente ditas.
    Não importa como acabe a película, nos deixa a pensar se vale a pena extrapolar determinados limites éticos, legais ou outros à custa de mudanças valorosas nos modos educacionais de nossas crianças. Sim, realmente isto nos deixa matutando: Vale a pena mandar numa criança em sala de aula se ela já é mandada fora dela? Vale a pena berrar e humilhar uma criança se ela já passa por isso fora da escola? Vale a pena massacrar um jovem se fora de sala de aula ele apanha muito de seus responsáveis? Vale a pena ensinar algo distinto à custa do nosso aluno desgostar tremendamente de nossa matéria? Fica aí mais um bom filme a ser exibido a todos e mesmo a alunos maiores.

    ResponderExcluir
  5. Mas esse Juan Rossi postou o mesmo texto em todos os sites que visitei.

    ResponderExcluir