domingo, 23 de agosto de 2009

A ONDA [DIE WELLE]

Estreou na sexta feira nos cinemas brasileiros o filme A ONDA, (die welle, Alemanha - 2008). A história se passa nos dias atuais na Alemanha, a qual se resume em um professor que procura demonstrar como seria um regime totalitário, no caso o fascismo. O professor Rainer Wenger (interpretado por Jürgen Vogel), a ordem e a união são impostas pelo professor, e as opiniões e sugestões de como deveria ser este grupo são dadas. Uma das primeiras coisas aceitas pelo grupo de adolescentes é o uniforme – camisa branca e calça jeans - após isso, o comprimento entre os integrantes. A não aceitação das regras do grupo levava às punições.


A criação:


O filme foi baseado no livro “The Wave” 1981, do escritor Morton Rhue, cuja leitura é obrigatória nas escolas da Alemanha. O livro descreve acontecimentos em uma escola numa pequena cidade americana. Uma das traduções do livro trazia como título: "A Onda. Relato de uma experiência de ensino, que foi longe demais".

Morton Rhue se baseou no fato ocorrido em 1967 na escola dos EUA, Cubberley High School, no estado da Califórnia na cidade de Palo Alto. O professor William Ron Jones, montou em sua sala de aula uma simulação de como seria um regime totalitário. Objetivo era demonstrar como os alemães da década de 30 aderiram ao regime nazista de Adolf Hitler. O professor Jones foi um dos consultores da produção filme.

Bases para a construção:


O livro “Massa e Poder” do ensaísta búlgaro Elias Canetti trata sobre a manipulação da massa e a adesão à movimentos políticos, na sua juventude viu o movimento nazista tomar forma e crescer. Filho de judeus, se refugiou na frança e escreveu em 25 anos este livro.

The wave livro de Morton Rhue, de1981. Traduzido posteriormente como “A Onda. Relato de uma experiência de ensino, que foi longe demais". Rhue é americano e tem vários pseudônimos.


PLANO DE AULA
O SÍMBOLO

A CONVENÇÃO

...

FICA A PERGUNTA...

O QUE PODE SER REALMENTE FEITO PARA SE OBTER A UNIÃO SEM CAIR NUM REGIME TOTALITÁRIO OU NUMA OPRESSÃO? ESTAMOS PREPARADOS PARA ISSO?


Nenhum comentário:

Postar um comentário